Simpósio de iniciação científica da USP abre inscrições para jovens pesquisadores

Para contribuir com o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica e promover a interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP realiza mais uma edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp). O evento é aberto a alunos de graduação dos diversos cursos e campi da Universidade e também de outras instituições nacionais e internacionais, que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica ou tecnológica e que tenham um professor orientador. Também podem participar alunos do ensino médio cadastrados em programas de pré-iniciação científica e de pré-iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação da USP.

Devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, o Siicusp precisou adaptar algumas atividades neste ano. A primeira fase será realizada de forma virtual, com sessões de apresentação e arguição oral em plataformas on-line, entre 15 de outubro e 30 de novembro, conforme a programação. A Etapa Internacional ocorrerá em março de 2021, com apresentações dos participantes da primeira fase que forem indicados pelas Comissões de Pesquisa de cada unidade.

Para participar, os estudantes podem se inscrever gratuitamente neste site até o dia 30 de setembro, preenchendo todos os dados solicitados e um resumo do trabalho. Depois, o sistema enviará uma mensagem para o e-mail cadastrado e será necessário fazer a validação pelo orientador. As regras completas podem ser consultadas no edital.

Sobre o Siicusp

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP é realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP desde 1993. Ele é composto de duas fases: na primeira, cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem mais bem avaliados para a segunda fase, a etapa internacional.

28o. Siicusp
Inscrições: 14 a 30 de setembro de 2020 neste link
Informações: edital on-line
1a. Fase (apresentações on-line nas unidades): 15 de outubro a 30 de novembro, confira aqui a programação