Treinamento em reconhecimento de ácaros

Atividade acontece no Pavilhão de Zoologia (crédito: Gerhard Waller)

A bióloga colombiana Nora Mesa é professora na área de Entomologia e Acarologia na Universidade Nacional da Colômbia – Palmira e terminou o doutorado, em 2006, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), sob orientação do professor Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia. “Tenho interesse em aprofundar meus conhecimentos na identificação de ácaros utilizados em controle de pragas agrícolas”.

Para atender essa demanda, a colombiana veio para Piracicaba para participar do “II Treinamento em reconhecimento de ácaros Mesostigmata”, que ocorre desde o dia 30 de novembro e segue até o próximo dia 11, sob coordenação do professor Moraes. “No meu país, existe um programa de controle biológico no setor de flores, mas com frutas ainda estamos começando e este treinamento ajudará na minha atividade docente e de pesquisa”, complementa Nora.

O objetivo da atividade, segundo o docente, é a capacitação de estudantes e profissionais para os trabalhos de identificação de ácaros de importância agrícola, principalmente aqueles de um grupo chamado "Mesostigmata". “Muitos desses ácaros são controladores de organismos que causam danos às plantas, sejam outros ácaros ou insetos pequenos”, conta o docente.

O treinamento tem ocorrido no Pavilhão de Zoologia, na ESALQ e as atividades são conduzidos das 8:30 às 20:30. “Apresentamos palestras nas quais os participantes têm a oportunidade de ‘aprender fazendo’, ou seja, oferecemos materiais e conduzimos práticas que habilitam os participantes a reconhecer os principais grupos e as principais espécies de ácaros que ocorrem nas plantas ou no solo”.

Outra participante do treinamento é Karina Araujo dos Anjos, bióloga que prepara seu projeto de mestrado a ser desenvolvido no Instituto Biológico (IB). “Já lido com ácaros no Laboratório de Parasitologia Animal e aqui estou aprimorando meus conhecimentos sobre identificação morfológica e molecular dos macrochelidae”.

Ministram as palestras, além do professor Gilberto Moraes, o docente Carlos H.W. Flechtmann, Erika P.J. Britto, João P.Z. Narita, Marina F.C. Barbosa, Nazer F. Sourassou, Reham Abo-Shnaf, Renan V. da Silva e Leticia H. Azevedo (ESALQ); Peterson R. Demite (IF Goiano), Grazielle M. Furtado (PROMIP), Jandir C. Santos, Raphael C. Castilho (UNESP).

A atividade conta com a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil (Alagoas, Mato Grosso, Roraima e São Paulo) e do exterior (Colômbia, Costa Rica, EUA, Dominica, Irã e Peru). A realização é do Departamento de Entomologia e Acarologia e do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da ESALQ

Informações pelo telefone (19) 3429.4260 (r.328).

Texto: Caio Albuquerque (04/12/2015)

A bióloga colombiana Nora Mesa procura aprimorar conhecimentos na área (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
entomologia acarologia ácaro gilberto moraes lea zoologia