Logística aeroportuária em destaque

O evento contou com aproximadamente 100 participantes (crédito: acervo ESALQ-LOG)

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-LOG), que tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e extensão na área de logística aplicada ao setor agroindustrial, realizou em 30/03/2015, em suas dependências, a 12ª. edição do Seminário Internacional de Logística Agroindustrial (SILA).

O evento contou com aproximadamente 100 participantes, abordou o tema Logística Aeroportuária e foi estruturado em 3 painéis, cada um deles contando com a presença de palestrantes de instituições governamentais, agências de cargas e setor privado.

O 1º painel contou com a presença de: André Cerignoni, Coordenador de Logística e Supply Chain na Koppert Biological Systems; Marcello Hellmeister, Gerente de Freight Forwarder da Tradeworks; Marcelo de Andrade Mota, chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) do Aeroporto Internacional de São Paulo. Foi apresentado um panorama geral do transporte aéreo de cargas, através da explanação sobre quais tipos de cargas podem ser transportadas, que fatores influenciam os custos dos transportes e como proceder no envio dessas cargas (por exemplo, a quem recorrer para cada fase desse tipo de transporte). De acordo com Hellmeister, “o envio de carga via transporte aéreo necessita da contratação de agentes de cargas para acompanhar todo o processo de autorização, documentação e não somente contatar uma empresa aérea do ramo”. Vale destacar que se trata de uma modalidade de transporte que envolve características de rapidez, segurança e flexibilidade, com custos relacionados tanto ao tipo de produto quanto ao valor da carga a ser despachada.

O 2º painel contou com a presença de: Adalberto Febeliano, Diretor Consultivo da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e Vice-Presidente Comercial da Modem Logistics; Josef Barat, Sócio-Diretor na Planam-Consult; Claúdio Passos Simão, Diretor de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foram discutidos aspectos relacionados a regulação, infraestrutura e concessões aeroportuárias. Os palestrantes abordaram de forma clara e objetiva como estão as concessões no país assim como o papel dos órgãos reguladores e fiscalizadores do transporte aéreo. Segundo Febeliano, “o tráfego aéreo nos últimos 10 anos triplicou, tivemos avanços significativos após a liberação tarifária em 2001. O maior acesso da classe C da população brasileira e o ciclo de crescimento econômico contribuíram para isso”. Com as concessões realizadas a partir de 2012, com o objetivo de melhorar a infraestrutura aeroportuária, o resultado será um melhor ambiente competitivo para embarcadores de carga e uma maior atenção às necessidades dos operadores. De acordo com Barat, o transporte aéreo de passageiros e de cargas é um importante suporte à globalização e à indução de cadeias logísticas complexas voltadas para o e-commerce e para mercadorias que exigem rapidez na sua entrega e/ou cujo valor justifica o frete aéreo.

O 3º painel contou com a presença de: José Antonio de Godoy, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Piracicaba; Hélio Souto Dapena, Gerente de Negócios de Cargas do Aeroporto de Viracopos; Orlando Fontes Lima Júnior, Professor Titular do Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP; Maria Fan, Gerente Comercial de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo. Os palestrantes apresentaram as características dos aeroportos, seus projetos de expansão de cargas e melhorias de infraestrutura. O Professor Orlando Fontes enfatizou a necessidade de que a logística seja mais rápida para deslocamento de cargas através de vias de escoamento interno das regiões urbanas.

A palestra internacional ficou a cargo de Adam Benjamin Cunha, Assessor de Negócios de Carga do Aeroporto de Viracopos. O tema discutido foi “Inovação Aeroportuária”. É sabido que existe uma burocracia muito elevada para os trâmites de importação e de exportação, o que contribui negativamente ao se retardar os processos envolvidos e a própria fluidez operacional. De acordo com Cunha, “o Brasil tem um enorme potencial de crescimento, a força e a criatividade do seu povo”. Destacou que programas de melhorias estão procurando unificar os procedimentos de diversos agentes envolvidos, com o intuito de agilizar a movimentação de cargas.

De acordo com o Professor José Vicente Caixeta Filho, Coordenador do Grupo ESALQ-LOG, a oportunidade do Seminário ao discutir a temática “Logística Aeroportuária” vem ao encontro da necessidade que o segmento agroindustrial tem para questionar paradigmas supostamente bem consolidados em nosso país. “A possibilidade de se trabalhar com níveis de serviço mais elevados, visando principalmente o atendimento a mercados externos, faz com que se repense a viabilidade técnica e econômica da utilização de logísticas aeroportuárias voltadas à movimentação de cargas agropecuárias de maior valor agregado, que não necessariamente apresentem características de sazonalidade de produção e que apresentem escala, tais como carnes, frutas e legumes, flores, dentre outros”, finalizou Caixeta.

Texto: Sandra Renner, com revisão de José Vicente Caixeta Filho (15/04/2015)

Palavra chave:
logística caixeta les