Carga Horária
Teórica por semana |
Prática por semana |
Créditos |
Duração |
Total |
10 |
5 |
8 |
6 semanas |
120 horas |
Docentes responsáveis
Taitiâny Karita Bonzanini Minetto
Objetivo
A disciplina pretende desenvolver estudos e discussões sobre pesquisas atuais na área de Ensino de Ciências e sobre Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente no Ensino Superior, o que envolve reflexões sobre os pressupostos que norteiam a formação e ação docente e uma análise crítica sobre os resultados de pesquisas que focalizam a prática pedagógica no que tangue aos recursos e instrumentos de ensino, bem como produzir conhecimentos relevantes, que resultem de investigações sistemáticas, para a área de Ensino e Formação de professores. Também é objetivo da disciplina constribuir para a formação pedagógica do pós-graduando para o desenvolvimento de atividade didática na graduação, atendendo o PAE – Programa de Aperfeiçoamento do Ensino.
Conteúdo
A disciplina visa promover estudos e discussões sobre os pressupostos teóricos que norteam a ação docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior e, assim, desenvolver análises críticas sobre as pesquisas atuais na área que focalizam, principalmente, as teorias que norteam a formação de professores, e em especial professores de Ciências, tanto inicial como continuada, assim como as pesquisas sobre as propostas didáticas, envolvendo recursos e instrumentos de ensino. Também focaliza a Preparação Pedagógica do pós-graduando para atuação no Ensino Superior. Dessa forma, o conteúdo envolve o trabalho com os seguintes temas: 1. Pressupostos teóricos sobre a ação docente; 2. Formação de professores e os saberes docentes no contexto atual; 3. As recentes pesquisas sobre o ensino de Ciências; 4. As abordagens de ensino e o trabalho didático; 5. Metodologias e recursos didáticos; 6. Instrumentos avaliativos e o processo de ensino e de aprendizagem; 7. Pressupostos norteadores do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).
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