Disciplina - detalhe

LSO5907 - Preparação Pedagógica para o Ensino de Solos


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
1
4
15 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Antonio Carlos de Azevedo
Maria Antonia Ramos de Azevedo

Objetivo
Proporcionar a reflexão sobre a prática docente universitária na área de ensino de solos. Exercicio da organização do trabalho pedagógico do futuro professor. Simular preparo de aula para concurso com foco no ensino de solos.

Conteúdo
1. Unidade 1: Contexto Universitario ea formação para a docencia.
2. Unidade 2: Saberes Docentes e o Ensino de Solos.
3. Unidade 3: Docencia frente ao desafio da Universidade
4. Unidade 4: Ensino e Aprendizagem
5. Unidade 5: Organização do Trabalho Docente
6. Unidade 6: Metodologias Ativas e Avaliação com processos
7. Unidade 7: Especificidades do Ensino de Solos
8. Unidade 8: Avaliação do Ensino de Solos, Aulas simuladas de ensino de solos

Bibliografia
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. 2002. Docência no Ensino Superior. Vol 1. Ed. Cortez.
TARDIF, M. 2002. Saberes docentes e formação profissional. Ed. Vozes
CUNHA, M. I. da. 1998. O professor Universitário na Transição de Paradigmas. Ed. JM.
ANASTASIOU, L. das G. C. & ALVES, L. P. 2004. Processos de Ensinagem na Universidade. Ed. Univille. BAVEYE, P.; FARMER, W. J.;LOGAN, T. J. 1992. Soil Science Education: Philosophy and Persspectives. Soil Science Society of America.1992.
Latour, B. 2017. A esperança de pandora. Ensaios sobre a realidade dos estudos cientificos. Ed. UNESP. 385 p.
Periódicos:
1. Journal of Natural Resources and Life Sciences Education. https://www.agronomy.org/publications/jnrlse/about