Critérios de seleção

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas, as quais serão realizadas online, com a obrigatoriedade do candidato estar conectado em um computador com uma câmara de vídeo. Portanto, é primordial que o candidato tenha um bom sinal de Internet durante todo o processo de seleção. Eventuais reclamações relacionadas a problemas na Internet do candidato não serão consideradas.

Etapas

Etapa 1 - Exame de conhecimentos em Fitopatologia

Será realizada uma arguição oral, em Língua Portuguesa, composta por 10 (dez) questões objetivas sobre temas específicos em Fitopatologia. O exame será online e terá duração máxima de 20 (vinte) minutos, sendo realizada em horários diferentes para cada candidato. Essa etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para a aprovação seis (6). A prova será realizada online no programa Google Meet e contará com a presença de pelo menos dois professores do PPG em Fitopatologia e do representante discente do programa. A prova será gravada, para posterior consulta, caso seja necessária.

O conteúdo da arguição oral, para os candidatos a mestrado e doutorado, versará sobre os Manuais de Fitopatologia volume 1 (5ª Edição de 2018) e volume 2 (5ª Edição de 2016), publicados pela Editora Agronômica Ceres. Para a prova de mestrado, as questões serão baseadas no Manual de Fitopatologia volume 1, nas partes I (Conceitos Básicos de Fitopatologia), II (Agentes Causais), III (Controle de Doenças) e IV (Grupos de Doenças) e todo o conteúdo do Manual volume 2. Para a prova de doutorado, além do conteúdo requerido para o mestrado, as questões incluirão os assuntos das partes V (Fisiopatologia e Genômica das Interações Planta-Patógeno) e VI (Epidemiologia: Análise Temporal e Espacial) do Manual de Fitopatologia volume 1.

Atenção: nessa etapa o candidato deverá realizar a prova individualmente, sendo terminantemente proibida consultas a quaisquer tipos de materiais impressos, digitais, apontamentos ou mesmo a outras pessoas. Se constatada a inobservância a essa regra, o candidato será desclassificado do processo seletivo.

Etapa 2 - Arguição oral

Para os candidatos que passarem na primeira etapa, será realizada uma avaliação objetiva do Currículo Lattes, com pontuações para cada item que consta do currículo, e uma arguição oral com duração máxima de 30 (trinta) minutos, visando avaliar a vivência do candidato em Fitopatologia. Essa etapa é classificatória e será gravada, para posterior consulta, caso seja necessária.

Serão aceitos no Programa os candidatos que obtiverem os melhores desempenhos no processo seletivo; mediante disponibilidade de orientador na área de interesse do candidato.

Cronograma

Após o período de inscrições, os candidatos receberão um e-mail informativo sobre os procedimentos necessários para acesso à prova online de conhecimentos específicos (etapa 1). Os candidatos aprovados na etapa 1 receberão outro e-mail com informações sobre os procedimentos necessários para a análise do Currículo Lattes (etapa 2).